Muito tem se falado na reforma tributária e na criação da Contribuição Social Sobre Operações com Bens e Serviços (CBS), mas você sabe o que é o sistema tributário? O sistema tributário é o conjunto de regras legais que disciplinam o exercício do poder de tributação dos diversos órgãos públicos. Esse sistema desempenha papel central em uma economia moderna na medida em que afeta de múltiplas (e complexas) maneiras o padrão de crescimento econômico e a competitividade nacional.
No caso do Brasil, há duas décadas se discute a reforma tributária, especialmente por ser considerado o atual sistema tributário uma “estrutura desconexa” atravancada, de difícil entendimento e gestão extremamente complexa, quando deveria ser um sistema que combinasse eficiência e equidade, sem sobrecarregar a sociedade.
Por mais que seja indispensável a reforma tributária, alterar o sistema tributário nacional não é tarefa simples, especialmente por depender de acordos políticos e federativos que deveriam buscar
Nesse contexto foi apresentado pelo Governo Federal o projeto de Lei 3887/2020, que cria a Contribuição Social sobre Operações com Bens e Serviços – CBS, atual proposta de reforma do sistema tributário que é a primeira etapa das três originalmente previstas. Esse tributo, quando aprovado irá substituir:
A CBS tem o objetivo concentrar toda legislação que hoje é distribuída em mais de 60 dispositivos legais, simplificando a arrecadação e a gestão tributária, além de reduzir as isenções e concentrar a discussão na ocorrência ou não do fato gerador da obrigação tributária.
A base de cálculo da CBS será a Receita bruta, definida no artigo 12 do Decreto-Lei nº 1.598, de 1977, que compreende o produto da venda de bens nas operações de conta própria, o preço da prestação de serviços em geral, o resultado auferido nas operações de conta alheia e as receitas da atividade ou objeto principal da pessoa jurídica não compreendidas nos incisos I a III.
A CBS tem a missão de iniciar uma transformação no sistema tributário nacional, deixando-o mais palatável, acessível e fácil gestão, se de fato esses ideais serão alcançados somente o tempo poderá responder!
Por hora vamos acompanhar a tramitação do projeto de lei e aguardar o texto legal que entrará em vigor, torcendo para ele seja realmente um marco na reforma tributária nacional.
Artigo produzido pela Dra. Juliana Marcondes