No Brasil temos 3 principais modelos tributários que podem ser utilizados pela maioria das empresas, o Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real, cada um deles tem suas peculiaridades e nem todos podem ser usados para qualquer atividade ou porte de empresa, em especial o Simples Nacional tem ainda diversas restrições que precisam ser avaliadas em cada caso antes da opção por esse modelo de tributação.
De uma forma geral os regimes tributários são:
A recomendação é que anualmente as empresas façam uma avaliação de como foi sua tributação no ano anterior e com base em seu forecast para o ano seguinte simule qual o regime tributário mais vantajoso dentre as opções que foram possíveis de serem implementadas.
Um erro muito comum nos empreendedores é pensar que empresas de pequeno e médio porte não podem usar o modelo do Lucro Real, sendo apenas direcionados a opção do Simples Nacional ou Lucro Presumido, o que nem sem sempre é uma verdade.
É altamente recomendado que anualmente as empresas façam suas análises e tomem a decisão de qual o regime tributário mais adequado a sua realidade.
Vale lembrar que fazer um planejamento tributário nos limites que a legislação brasileira permite não tem nada de irregular, tanto o CARF (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais) quando o judiciário já enfrentou a matéria em diversos julgamentos que foram favoráveis aos contribuintes.
Caso tenha interesse em conhecer mais sobre o tema procure um de nossos profissionais que estarão aptos a lhe apoiar nessa decisão tão importante, que pode fazer toda a diferença para o seu negócio.
Artigo desenvolvido pelo Dr. Flavio Marcondes.