CUIDADO COM O PIX – Saiba como evitar golpes financeiros!
O PIX, é uma nova forma de pagamento que permite transferir dinheiro entre contas em poucos segundos, em qualquer horário do dia ou dia da semana,. Devido ser uma ferramenta prática, rápida, além de ser gratuita para pessoas físicas e ter baixo custo para empresas, o PIX se tornou muito popular entre as pessoas, e com isso houve um aumento nas tentativas de golpes financeiros.
Golpes mais comuns
- WhatsApp: O golpista envia um link para o usuário em nome de alguma empresa conhecida, oferecendo um bônus ou até mesmo a resolução de um problema, quando a pessoa clica no link o criminoso consegue ter acesso a todos os contatos do WhatsApp e envia uma mensagem pedindo PIX para uma conta controlado por ele.
- Criação de um perfil falso: o golpista pega uma foto nas redes sociais, e de alguma forma descobre o número de telefone dos conhecidos, adiciona em um novo número e começa a mandar mensagem para as pessoas, dizendo que foi assaltado e precisou trocar o número, e na sequência pede a transferência via PIX, informando que devido ao assalto está precisando de ajuda financeira. Nesse tipo de fraude não é necessário clonar o WhatsApp, toda a informação é pega online e através dos contatos.
- Venda e compra: outra forma é quando uma pessoa coloca um veículo ou outro objeto a venda ou o próprio golpista coloca um objeto a venda, como o PIX não possui um limite para transferência, facilitou essa forma de golpe.
No caso do golpista, a pessoa que efetivamente quer comprar o objeto, no caso de um carro por exemplo, ele fala que está em nome de um parente, e que na hora da transferência ele vai levar o carro, devido a facilidade a vítima faz o PIX e quando chega para transferir descobre que a pessoa dona do carro também foi enganada e não tem nenhum tipo de relação com a pessoa para qual foi transferido o dinheiro.
Em outros casos, a vítima se interessa por um objeto, realiza o PIX para o golpista e nunca recebe o mesmo.
Como se proteger:
- Evite clicar em links recebidos via WhatsApp ou SMS, sempre confirme com o local se realmente foi enviado um link e qual a finalidade do link.
- Não passe nenhum código recebido a um desconhecido, mesmo que ele fala ser de algum local conhecido.
- Se receber o contato particular de algum banco ou loja, não passe os seus dados pessoais.
- Se receber a mensagem de algum número novo se passando por um amigo, ligue e fale com a pessoa para confirmar se realmente é a pessoa e se de fato está precisando.
- Se receber o pedido de um amigo, e esse não for o habitual dele, ligue para o mesmo e confirme se está tudo bem e se ele está precisando mesmo.
- Em casos de compras grandes, como um carro, o ideal seria transferir o dinheiro somente na hora da transferência já no próprio cartório durante a assinatura do documento de transferência, especialmente se for alguém que você não conhece.
Cai no golpe, e agora?
- Assim que perceber ter caído em um golpe, registre um boletim de ocorrência passando todos os dados do fraudador e relatando tudo que aconteceu.
- Após fazer o B.O. é aconselhável notificar os órgãos de proteção ao crédito (SPC/SERASA) e o Banco Central.
- Entre em contato com o seu banco, informe o que aconteceu, nesse caso vai caber ao banco decidir se vai pagar ou não, como em outras situações de fraude.