Evite danos financeiros e com sua imagem, seja você anunciante influenciador!
Hoje em dia passamos grande parte da nossa vida nas redes sociais, muitas das decisões diárias são baseadas no que vemos na internet, assim, o que antes parecia ser diversão ou passatempo para algumas pessoas acabou se tornando uma profissão, os influenciadores digitais.
Os influenciadores digitais atuam nas redes sociais, abrangendo várias áreas: moda, bem-estar, finanças, esportes, cultura, política, tecnologia. Desde as grandes marcas até pequenos estabelecimentos sabem da importância desses profissionais na formação de opinião do público, e usam desses comunicadores para atrais consumidores, por isso esse mercado cresceu tanto nos últimos tempos!
Apesar de parecer um trabalho “informal”, tanto os influenciadores quanto as marcas não podem deixar de formalizar um contrato, que muitas vezes deve ser minucioso e personalizado para aquele trabalho em específico.
Esses contratos na maioria das vezes podem envolver direito de imagem, liberdade de expressão (por exemplo, o influenciador deve deixar de se manifestar sobre determinados temas).
Qualquer ação que fuja do esperado na parceria pode trazer danos financeiros e a imagem do anunciante ou do influenciador. Podemos usar como exemplo, um caso que aconteceu com o Felipe Neto em 2019, quando decidiu aderir ao vegetarianismo, em uma decisão pessoal e imotivada, porém, ele tinha um contrato com uma grande rede de fast food que envolvia o consumo de carnes. O contratante então, rescindiu o contrato já que não havia mais conexão entre o mercado do patrocinador e as convicções pessoais de Felipe.